segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ouro em Penedono


Empresa canadiana quer reabrir minas


Uma empresa canadiana está à procura de ouro no concelho de Penedono, distrito de Viseu. As explorações já começaram e poderão permitir a reabertura das minas fechadas há precisamente 50 anos. A SIC visitou as ruínas da mina de ouro de Penedono, na companhia dos dois últimos antigos mineiros.


Tio Alfredo e Alfredo Pio, como são conhecidos, não coincidem apenas no nome. Ambos estão já na casa dos 80 anos. Trabalharam juntos nas antigas minas de ouro de Penedono.

À boleia da SIC, regressaram ao local que há 50 anos era o “ganha-pão” deles e de mais 1200 mineiros. Dizem que a vida era dura. Trabalhava-se muito e ganhava-se pouco.

Mesmo assim, era a melhor opção. Corria o ano de 1947 quando a mina foi encerrada por ordem de Salazar. O ditador não gostou que certos homens tivessem cedido perante a tentação do ouro.Tio Alfredo recorda que foi por causa de alguns "desvios" que o governante mandou fechar a mina de ouro de Penedono.

Ao longo dos anos houve várias tentativas para reactivar as minas. Primeiro foi um consórcio luso-espanhol, na década de oitenta. Depois foi a vez dos espanhois se associarem aos americanos. Ambas as tentativas saíram goradas.

Cinquenta anos depois do fecho das minas, ainda são bem visíveis os inertes resultantes da lavagem das pedras de onde se extraía o ouro. Nestes terrenos não nasce nada. E quem tem campos agrícolas por perto, teme que o retomar da exploração do ouro agrave os problemas ambientais. Entretanto, no terreno, já começaram as análises ao solo. Uma empresa canadiana quer investir nas minas de Penedono. O sucesso trará muito dinheiro a todos: à empresa, ao Estado e acima de tudo ao concelho e a toda a região. Diz quem sabe, que ainda há muita coisa a explorar, mas mesmo assim há quem não queira voltar às minas.

Fonte: SIC

4 comentários:

Anónimo disse...

Right here is the perfect site for everyone who wants to find out about this topic.

You know so much its almost tough to argue with you (not that I actually will need to…HaHa).
You definitely put a fresh spin on a subject that's been written about for decades. Wonderful stuff, just wonderful!

Also visit my webpage: Best Registry cleaners
My website :: microsoft registry cleaner

Anónimo disse...

Іt's remarkable in support of me to have a web page, which is valuable in favor of my knowledge. thanks admin

Also visit my blog; http://gay4all.nl/

Anónimo disse...

I've read a few just right stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting. I wonder how so much effort you put to make one of these fantastic informative web site.

Also visit my site kunst-am-wege.de

Anónimo disse...

Why vіеωеrѕ ѕtill maκе usе οf to
reaԁ neωs pаpеrѕ
when іn this teсhnological globе еverything іs availablе οn net?



Here iѕ my wеbρage ... http://www.peacram.com/userinfo.php?uid=17582